16 de set. de 2013

Bill Gates volta a ser o homem mais rico do mundo.

Bill Gates volta a ser o homem mais rico dos Estados Unidos pelo 20° ano consecutivo e recupera o posto de maior fortuna do mundo, segundo a lista de mil milionários publicada nesta segunda-feira (16) pela revista Forbes.
Com uma fortuna calculada em US$ 72 bilhões, Gates passou o mexicano Carlos Slim, que no ano passado foi considerado pela revista como o mais rico do planeta.
O especulador financeiro Waren Buffett fica no segundo lugar dos mais ricos dos EUA, após acrescentar US$ 12,5 bilhões em sua fortuna e elevá-la para US$ 58,5 bilhões.
O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, aparece no 10° lugar da lista, com US$ 31 bilhões.
Mark Zuckerberg somou US$ 9,6 bilhões a seu patrimônio com a alta da cotação das ações de Facebook e agora conta com US$ 19 bilhões, o que volta a situá-lo entre as pessoas mais ricas de EUA, entre as quais não esteve no ano passado.
"Cinco anos depois da crise financeira que tombou as fortunas de muitos nos Estados Unidos e no mundo, os mais ricos, como grupo, recuperaram tudo que perderam", assinala a revista Forbes em seu artigo.
"As 400 pessoas mais ricas dos Estados Unidos têm um valor (econômico) conjunto sem precedentes de US$ 2,02 trilhões, equivalente mais ou menos ao Produto Interno Bruto da Rússia", acrescenta a publicação. 

Fonte: Forbes

12 de set. de 2013

Universidade da Califórnia lança curso sobre “The Walking Dead”.

Seriados não são apenas uma forma de entretenimento. A Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, resolveu provar que existe ciência por trás da série “The Walking Dead” e lançou o curso online “Sociedade, Ciência e Sobrevivência: Lições de The Walking Dead”.
O curso foi montado por meio de uma parceria entre a AMC, a companhia tecnológica Instructure, e a Universidade da Califórnia. Está previsto para começar em 14 de outubro, um dia após a estreia da próxima temporada pela AMC, canal que exibe a série nos EUA. As aulas vão até 20 de dezembro deste ano.
O objetivo do curso é proporcionar a discussão de temas acadêmicos levantados pelo universo da série. As aulas serão semanais, sempre um dia depois de cada episódio da série ir ao ar nos EUA, ministradas por professores da instituição.
O curso abordará temas como a forma como os seres humanos priorizam suas necessidades em uma catástrofe, o papel da saúde pública em uma pandemia, entre outros temas. Testes sobre os conhecimentos adquiridos também fazem parte da aprendizagem.
Segundo a Forbes, o curso está previsto para ser um dos maiores cursos online da história. Mas não gera créditos formais na universidade. Qualquer pessoa do mundo pode participar, desde que fale inglês. Para se inscrever, acesse este link.

Fonte: Info.

9 de set. de 2013

VTEX adquire Nixus e Loja Integrada por R$ 10 milhões.

A VTEX, especializada em tecnologia para comércio eletrônico, acaba de anunciar a compra das empresas Nixus e Loja Integrada, por aproximadamente R$ 10 milhões.
A Nixus possui mais de 70 clientes, como Castor Colchões, Plasútil e Copag. Já a Loja Integrada é uma plataforma de loja virtual voltada para micro e pequenas empresas. Lançada em maio deste ano, já conta com mais de 20 mil lojas cadastradas.
“Há tempos buscamos empresas que possuam uma equipe notável, tecnologia de ponta e carteira de clientes que possam agregar ao portfólio da VTEX. Somar forças, unindo pessoas que se destacam no mercado é, e sempre será, uma diretriz da nossa companhia”, comenta Geraldo Thomaz, co-CEO da VTEX.
Com as aquisições, Udlei Nattis e Adriano Caetano, que são sócios nas duas empresas, passarão a integrar o quadro de diretoria da companhia e serão responsáveis por uma nova unidade de negócio da VTEX, que atuará com foco exclusivo nos pequenos varejistas.
“O time da Nixus será absorvido pela VTEX, já que seus clientes têm uma sinergia muito grande com os nossos produtos. Já a Loja Integrada irá trabalhar de forma independente, como uma unidade de negócios. Entendemos que as necessidades de micro e pequenas empresas são bastante distintas e queremos colaborar com a evolução deles”, enfatiza.
“Admiramos a VTEX há algum tempo. Juntar nosso time e nossa visão com uma empresa consolidada e globalizada como a VTEX é um grande orgulho. De certa forma, estamos realizando o sonho de participar de uma empresa brasileira global de software como serviço”, complementa Adriano Caetano, sócio da Nixus.
A VTEX atende clientes corporativos como Boticário, Walmart, TIM, Ambev, Polishop, Staples, entre mais de 400 empresas na América Latina. Atualmente, é uma das maiores empresas especializadas em plataforma de e-commerce no mundo e, segundo Thomaz, buscará a liderança em até cinco anos. Para isso, cerca de R$ 30 milhões serão investidos.

Fonte: E-Commerce News.

Expansão do big data exige sofisticação de BI.

Com 100 reais no bolso é possível comprar um HD externo capaz de armazenar centenas de megabytes de informação em praticamente qualquer loja de equipamentos de informática. A popularização dos HDs, pen drives e cartões de memória que podem armazenar até 64 gigabytes indica uma forte tendência registrada nos últimos dez anos: o custo do armazenamento de dados caiu exponencialmente. “O storage econômico tornou-se um dos principais pilares da expansão da computação em nuvem e da popularização do big data entre empresas de todos os tamanhos. O desafio agora é saber o que fazer com tantas informações armazenadas”, afirma o professor de engenharia da computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uerj) Sidmar Santos Neves. De acordo com Neves, a capacidade de armazenar informações evoluiu mais rapidamente que as técnicas de processamento e análise desses dados, as ferramentas de BI, ou business inteligence.
Um estudo realizado pela consultoria Aberdeen Group, publicado este ano, nos Estados Unidos, revelou que a preocupação em extrair as informações corretas a partir do grande volume de dados armazenado é a principal preocupação de 59% dos gestores de big data em empresas de varejo americanas. “As pessoas de negócios e de tecnologia sabem que podem perder insights preciosos caso não prestem atenção aos dados corretos”, afirma Neves. Mas, em meio a milhares de terabytes de dados capturados todos os meses, como as empresas podem saber quais dados são os mais relevantes?

Segundo Hermano Radfuher, pesquisador do departamento de estatística aplicada da Universidade de Campinas (Unicamp), a resposta está nos serviços de business inteligence, capazes de relacionar diferentes informações coletadas para indicar segmentos com maior potencial de mercado ou deficiências nas vendas reveladas pelo comportamento dos consumidores. Para Radfuher, estudar as opções de BI disponíveis para cada segmento da economia deve tornar-se uma tarefa anterior à contratação de soluções de nuvem e big data.

“Em um primeiro momento, a indústria percebeu que precisava recolher os dados de suas operações e estudá-los. Agora, no entanto, já há sistemas capazes de monitorar praticamente todas as atividades de consumo e comportamento do cliente e, então, há uma corrida por maneiras de analisar isso tudo de forma mais inteligente”, diz Radfuher.

Tempo real e personalização – Duas tendências em ascensão no estudo de dados digitais são a capacidade de prever mudanças de comportamento do consumidor em tempo real e, ainda, de personalizar ofertas e a apresentação de produtos de acordo com cada consumidor. Um dos exemplos de uso de BI em tempo real já acontece com sistemas de precificação de sites de e-commerce.
“Sistemas inteligentes monitoram o consumo de várias categorias de produto em uma loja online e, ainda, a disponibilidade de estoques. Essas informações são cruzadas, em tempo real, com os preços oferecidos por lojas concorrentes, o que permite à aplicação manipular dados, aumentando o preço de itens temporariamente escassos no mercado ou, ainda, realizar promoções para impedir que lojas rivais ganhem seus clientes no instante em que realizarem liquidações online”, diz Radfuher.
Alguns serviços utilizam, ainda, ferramentas que monitoram os comentários pós-compra feitos por seus consumidores em redes sociais como Twitter e Facebook, identificando novas oportunidades de vendas e registrando as características que geraram satisfação e insatisfação dos consumidores, uma tecnologia que permite personalizar a oferta de produtos na próxima visita desse consumidor ao serviço de e-commerce.
Não à toa, um estudo publicado na revista Harvard Business Review indica que, só em 2013, as empresas americanas gastarão 2 bilhões de dólares em ferramentas de BI, uma expansão de 20% sobre o mesmo gasto em 2012. Afinal, depois de coletar, é preciso analisar da forma mais inteligente possível a enorme montanha de dados disponível nos serviços digitais.

Fonte: Info

Brasil Game Day terá jogos e consoles com desconto por dois dias.

O portal Busca Descontos anunciou nesta segunda-feira (6) a Brasil Game Day, uma ação com ofertas de games, consoles e acessórios que valerá em diversas lojas do varejo durante os próximos dias 12 e 13 de setembro.
A iniciativa tem apoio da Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games (ACIGAMES) e disponibilizará diversos jogos de PC, PS3 e Xbox 360 por preços a partir de 49,90 reais, além de pacotes promocionais. "Esperamos incorporar a data ao calendário de ações do varejo, repetindo a ação no ano que vem", disse o CEO do Busca Descontos, Pedro Eugenio.
A organização disse que um dos objetivos principais da Brasil Game Day é "atrair mais consumidores para o mercado legal de games", citando um relatório de 2012 que aponta o Brasil como quarto maior mercado para jogos pirateados do mundo.
Entre os games citados para o período promocional, estão God of War 3, Assassin's Creed III, Far Cry 3, Killzone 3, Heavy Rain e Just Dance 4.
Como parte da ação, o site permite o cadastramento para concorrer a um PlayStation 4 e um Xbox One, consoles da próxima geração que chegam em novembro ao Brasil.
As promoções valerão das 10h desta quinta-feira (12) até às 23h59 de sexta-feira (13). Confira neste link quais são as lojas participantes.

Fonte: Info.