Um ano depois de suspender as vendas de novas linhas de celular e
internet móvel durante 11 dias para forçar as operadoras de telefonia a
melhorar a qualidade de seus serviços, a Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) quer, agora, exigir a criação de um sistema de
cancelamento automático dos contratos, sem a necessidade de falar com
um atendente.
De acordo com o presidente do órgão, João Rezende, a agência pretende
aprovar um novo regulamento de cobrança e atendimento em até 30 dias.
Nos casos de portabilidade, a regra continuará a mesma. Quando o cliente
quiser apenas cancelar a linha, a rescisão contratual poderá ser feita
até via internet.
Com isso, os clientes vão se livrar das transferências entre setores
de call center, sem precisar ouvir contrapropostas das operadoras. Em
entrevista exclusiva ao jornal "O Estado de S.Paulo", Rezende afirmou
que o número de reclamações caiu nos últimos 12 meses, mas reconheceu
que a qualidade dos serviços e do atendimento ainda não é a ideal.
Por isso, o presidente garantiu que, além de manter a vigilância
sobre a qualidade do serviço, o órgão quer atacar o problema da cobrança
feita pelas operadoras, um dos principais focos de queixas dos
clientes. “Achamos que as empresas ainda estão devendo ao usuário um
melhor atendimento nos call centers”, avaliou. O novo regulamento em
estudo daria uma maior transparência às faturas.
Fonte: O Estado de São Paulo.
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