Líder de mercado na China, o aplicativo de mensagens WeChat chegou ao
Brasil fazendo barulho. De olho no aquecido mercado de smartphones
nacionais, o programa da empresa chinesa Tencent pretende conquistar o
mercado brasileiro de messengers, que atualmente é dominado pelo
Whatsapp e o Facebook Messenger.
A empresa lançou ontem uma agressiva campanha de publicidade, com o
melhor jogador de futebol do mundo, Lionel Messi, como garoto
propaganda. Para Thomas Prufer, representante do WeChat no Brasil, mais
do que buscar a liderança no mercado de messengers, a intenção é expor o
aplicativo para os brasileiros. "A empresa inicialmente quer
se posicionar no mercado nacional. Iremos nos focar na experiência do
usuário para promover nosso produto”, afirmou Prufer em entrevista
coletiva, sem citar metas ou números.
O principal atrativo do aplicativo é a integração de diversas formas
de comunicação em apenas uma tela. O usuário pode conversar por texto,
vídeo e áudio no mesmo chat. Outros diferenciais do WeChat são as
funções de localização: a ferramenta “Olhar em Volta” procura pessoas
por perto que queiram conversar, enquanto a “Agitar” permite ao usuário
conversar com pessoas ao redor do mundo que também estejam agitando o
celular naquele instante.
O WeChat tem 300 milhões de usuários no mundo, sendo que 230 milhões
deles estão dentro da China. No país asiático, a empresa utiliza o
aplicativo como plataforma de mobile payment, em parceria com empresas
como McDonalds, por exemplo. “Como a China é nosso mercado principal,
temos alguns produtos que já estão bem desenvolvidos por lá. No
futuro, a ideia é trazer também a ferramenta de pagamento móvel para o
Brasil” disse Prufer.
Enquanto o Whatsapp anunciou que irá cobrar uma anuidade de seus
novos usuários, a ideia do WeChat é se firmar no mercado
brasileiro para, então, pensar em monetizar o aplicativo. "Somos e
seremos por muito tempo um aplicativo freemium. Queremos nos consolidar fora da China para depois pensar em monetizar o app", afirmou o representante da Tencent no país.
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