A fiscalização de excesso de velocidade nas estradas de São Paulo vai
mais que dobrar até o fim deste ano. Uma nova licitação prevê a
contratação de 549 radares fixos para as rodovias administradas pelo
Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em todas as regiões do Estado.
Desses, 114 serão do tipo lombada eletrônica, com registro digital da
velocidade, e 124 terão dispositivo para a leitura das placas dos
veículos e cálculo do tempo da viagem (cobrança ponto a ponto).
Atualmente, em todas as rodovias estaduais operam 345 radares fixos, dos
quais 183 estão em estradas do DER e 162 em rodovias concedidas à
iniciativa privada. Com os novos radares, o número chegará a 894
medidores fixos.
De acordo com o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, o
reforço no controle da velocidade visa a aumentar a segurança e reduzir
acidentes. “Tivemos em torno de 7 mil mortes no trânsito em todo o
Estado no ano passado. Dessas, pouco mais de 2 mil ocorreram em rodovias
estaduais. Muitos acidentes talvez pudessem ser evitados se os limites
de velocidade fossem respeitados”, disse. Com o maior controle, segundo
ele, a expectativa é reduzir pelo menos à metade o número de mortes no
Estado até 2020.
Um levantamento feito pelo DER entre 2005 e 2011 identificou mais de
500 pontos críticos, com maior incidência de excesso de velocidade pelos
motoristas, nas 144 rodovias paulistas que ainda não têm bases fixas de
radar. O órgão estadual administra 16,4 mil quilômetros de rodovias e a
média é de um radar fixo a cada 89,6 km. O controle da velocidade é
quase três vezes menor nessas estradas do que nas rodovias sob
concessão. Nos 6,3 mil km de malha concedida, a média é de 1 equipamento
fixo a cada 38 8 km.
Edital e instalação.
Segundo informações do DER, o edital para a contratação de
equipamentos possui 14 lotes que abrangem as regiões de Campinas
Itapetininga, Bauru, Araraquara, Cubatão, Taubaté, Assis, Ribeirão
Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Araçatuba, Presidente Prudente,
Rio Claro e Barretos. Cinco consórcios de empresas do setor se
habilitaram para a disputa: SVS, Monitoramento Paulista, CTL
Monitoramento, PLP Trânsito Seguro e Consórcio Paulista de Fiscalização
Rodoviária. Na abertura dos envelopes, o Consórcio SVS apresentou o
menor preço para todos os lotes, totalizando cerca de R$ 40 milhões. Os
outros concorrentes entraram com recursos que ainda serão julgados.
Conforme Pelissioni, a previsão é de que os contratos sejam
assinados em julho e os radares comecem a ser instalados entre agosto em
setembro. De acordo com o superintendente, o DER não prevê a
contratação de mais radares móveis.
Fonte: O
Estado de S. Paulo.
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