A Microsoft se prepara para causar impacto esta semana com o
lançamento da aguardada nova geração do console de videogames Xbox, oito
anos após a chegada da última versão do aparelho.
A companhia busca uma fatia maior na indústria de jogos, que
movimenta 65 bilhões de dólares por ano, mas o dispositivo enfrentará
grande concorrência do PlayStation 4, da Sony, e do Wii U, da Nintendo,
em um mercado que está em transformação.
Os fãs estão se voltando para jogos online, o tem sugerido que os
dias de glória dos games em consoles estão para acabar, ao mesmo tempo
em que Microsoft quer que o seu novo e elegante brinquedo finalmente
ocupe o centro do entretenimento da família.
"Os jogadores estão muito ansiosos por uma nova máquina, mas a
diferença entre 2005 e agora é que os riscos são muito maiores", disse o
editor-executivo de entretenimento do site IGN.com, Ryan McCaffrey,
comentando o lançamento da última versão do Xbox.
"Toda a experiência Xbox da Microsoft era para ser a peça
central da sala de estar." Tendo em vista essa meta, os observadores da
indústria estão esperando uma série de melhorias no novo Xbox, quando a
Microsoft lançar o produto em sua sede, em Redmond, Washington, na
terça-feira.
A expectativa é que o aparelho traga uma maior integração com a
televisão e conexões com dispositivos móveis de conteúdo, até mesmo
exclusivo.
Consoles de videogames ainda abocanham a maior parte do
mercado de jogos -- cerca de 42% dos 65 bilhões de dólares, segundo a
Microsoft. Mas ganham terreno rapidamente os jogos em smartphones e
tablets, num desdobramento das redes sociais.
Vendas de consoles entraram em declínio durante os últimos
quatro anos, principalmente por causa do envelhecimento dos aparelhos. O
Nintendo Wii U, lançado em novembro, vendeu apenas 3,45 milhões de
unidades até o final de março, bem abaixo da previsão inicial da empresa
de 5,5 milhões. Enquanto isso, as expectativas de vendas do PS4 da Sony
são baixas.
Lewis Ward, analista da empresa de pesquisa de mercado de
tecnologia International Data Corp, calcula que cerca de 250 milhões de
Xbox 360, PlayStation 3 e Nintendo Wii foram vendidas entre 2005 e 2012.
"Eu acho que os consoles como uma categoria de produto podem
ter atingido o pico e a próxima geração de dispositivos não chegará a
esses totais (de venda)", comentou.
O Xbox em si não é um item financeiro fundamental para a
Microsoft. A unidade de dispositivos de entretenimento deve alcançar 10
bilhões de dólares em vendas pela primeira vez este ano, mas isso é
metade das vendas da área responsável pelo Windows, e muito menos
rentável, com média de menos de 15% de margem de lucro, em comparação
com 60% ou mais para Windows ou Office.
Entretanto, o Xbox ainda é uma arma importante na estratégia
da Microsoft contra Google, Apple, Amazon.com e outras grandes empresas
que tentam se tornar peça central na vida dos consumidores. "Este novo
Xbox tem uma importância enorme para a Microsoft. É peça de uma guerra
maior que a empresa está travando. Eles querem estar totalmente
integrados ao consumidor, seja na sala de estar, seja por meio de
aparelhos móveis", disse P.J. McNealy, presidente da Digital World
Research.
Enquanto isso, McCaffrey, da IGN.com, afirmou: "Eles vão
tentar capturar público casual com entretenimento enquanto por outro
lado tentarão manter os jogadores interessados."
"Eles querem que o console fique ligado o tempo inteiro, seja
uma mãe assistindo a um vídeo, o filho jogando videogame e o pai vendo o
jogo de beisebol, este é o objetivo deles."
Fonte: Info.
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