A Disney anunciou nesta quarta-feira (3) que encerrou as atividades
de desenvolvimento de games da LucasArts - consequentemente cancelando
os jogos Star Wars 1313 e Star Wars: First Assault.
Um comunicado
foi enviado ao site Game Informer confirmando que a Disney, que comprou a
LucasArts no ano passado, passará a utilizar a desenvolvedora apenas
para licenciamento de conteúdos. Todos os empregados da LucasArts foram
demitidos.
"Após avaliar nossa posição no mercado de jogos, nós decidimos mudar o
modelo da LucasArts de desenvolvimento interno para licenciamento,
minimizando os riscos da companhia", disse o comunicado. "Como resultado
dessa mudança, tivemos demissões na organização. Nós somos
incrivelmente agradecidos e orgulhosos de nossos times talentosos que
estiveram desenvolvendo esses novos títulos."
Significado -
Os games de Star Wars não vão parar de ser feitos - mas eles não serão
mais de autoria da LucasArts. A Disney ainda não esclareceu se outro
estúdio poderá aproveitar o que já foi feito de Star Wars 1313.
Atualmente,
a Disney passa por uma reformulação em sua área de games, após
verificar prejuízo no setor. Um dos estúdios que foram afetados
diretamente pela crise foi o Junction Point, de Warren Spector, que
criou os jogos da franquia Epic Mickey. Além do fechamento de estúdios,
todo o ramo tem sofrido com demissões de equipes.
Ainda assim, o
movimento indica mais uma mudança de rumos do que um distanciamento da
área. A maior promessa atual da empresa é o jogo Disney Infinity, que
unirá personagens da Pixar e de outras franquias da Disney em um modelo
parecido com o de Skylanders - misturando o game com miniaturas
colecionáveis.
Embora o lançamento seja multiplataforma, o CEO da
Disney, Robert Iger, indicou que jogos sociais e para dispositivos
móveis serão o foco daqui para frente e não mais os consoles.
Adventure - Além
dos jogos de Star Wars, a LucasArts tem fama por ter gerado a "era de
ouro" dos adventures, com títulos para PC como Maniac Mansion, The
Secret of Monkey Island, Day of the Tentacle, Full Throttle, Grim
Fandango, entre outros.
Alguns autores desses títulos, como Ron
Gilbert e Tim Schafer, já tinham demonstrado receio quanto ao futuro
desses jogos na época da compra pela Disney, lamentando que não teriam
mais poder sobre eles. Se o futuro de Star Wars nos games está incerto, o
desses adventures, infelizmente, está mais obscuro ainda.
Fonte: Info.
Nenhum comentário:
Postar um comentário