3 de abr. de 2013

Disney fecha estúdio LucasArts.

A Disney anunciou nesta quarta-feira (3) que encerrou as atividades de desenvolvimento de games da LucasArts - consequentemente cancelando os jogos Star Wars 1313 e Star Wars: First Assault.
Um comunicado foi enviado ao site Game Informer confirmando que a Disney, que comprou a LucasArts no ano passado, passará a utilizar a desenvolvedora apenas para licenciamento de conteúdos. Todos os empregados da LucasArts foram demitidos.
"Após avaliar nossa posição no mercado de jogos, nós decidimos mudar o modelo da LucasArts de desenvolvimento interno para licenciamento, minimizando os riscos da companhia", disse o comunicado. "Como resultado dessa mudança, tivemos demissões na organização. Nós somos incrivelmente agradecidos e orgulhosos de nossos times talentosos que estiveram desenvolvendo esses novos títulos."

Significado - Os games de Star Wars não vão parar de ser feitos - mas eles não serão mais de autoria da LucasArts. A Disney ainda não esclareceu se outro estúdio poderá aproveitar o que já foi feito de Star Wars 1313.
Atualmente, a Disney passa por uma reformulação em sua área de games, após verificar prejuízo no setor. Um dos estúdios que foram afetados diretamente pela crise foi o Junction Point, de Warren Spector, que criou os jogos da franquia Epic Mickey. Além do fechamento de estúdios, todo o ramo tem sofrido com demissões de equipes.
Ainda assim, o movimento indica mais uma mudança de rumos do que um distanciamento da área. A maior promessa atual da empresa é o jogo Disney Infinity, que unirá personagens da Pixar e de outras franquias da Disney em um modelo parecido com o de Skylanders - misturando o game com miniaturas colecionáveis.
Embora o lançamento seja multiplataforma, o CEO da Disney, Robert Iger, indicou que jogos sociais e para dispositivos móveis serão o foco daqui para frente e não mais os consoles.

Adventure - Além dos jogos de Star Wars, a LucasArts tem fama por ter gerado a "era de ouro" dos adventures, com títulos para PC como Maniac Mansion, The Secret of Monkey Island, Day of the Tentacle, Full Throttle, Grim Fandango, entre outros.
Alguns autores desses títulos, como Ron Gilbert e Tim Schafer, já tinham demonstrado receio quanto ao futuro desses jogos na época da compra pela Disney, lamentando que não teriam mais poder sobre eles. Se o futuro de Star Wars nos games está incerto, o desses adventures, infelizmente, está mais obscuro ainda.



Fonte: Info.

Nenhum comentário:

Postar um comentário