As empresas de telefonia e os bancos lideram a lista de reclamações divulgada nesta terça-feira (12) pelo Procon-SP.
Entre os três primeiros da lista, que traz as 50 empresas mais reclamadas e considera os dados de 2012, estão o banco Itaú (com 1.108 queixas), a operadora Claro (com 1.006 reclamações) e o banco Bradesco (com 976).
O Itaú é considerado o quarto maior banco do país com 24,85 milhões
de clientes. Já o Bradesco ocupa a terceira colocação com 33,82 milhões
de clientes. Já a operadora Claro possui 25% de participação de mercado,
atrás apenas de Vivo e TIM, respectivamente.
No entanto, a listagem divulgada hoje pelo Procon ainda não gera nenhum tipo de punição para essas empresas.
“Nesta fase preliminar 79% dos casos foram solucionados. Deste
total, apenas 29.697 (21%) transformaram-se em reclamações
fundamentadas”, diz a fundação. Desta forma, o Procon abre um processo
administrativo junto ao fornecedor.
Ranking – A presença de bancos e operadoras
de telefonia na lista de reclamações do Procon é constante e essas
empresas são responsáveis por liderar o ranking nos últimos cinco anos.
Segundo o Procon, em 2012 foram realizados 602.611
atendimentos por meio da fundação, sendo que destes 139.066 foram
encaminhadas para as empresas.
A listagem divulgada pelo Procon-SP indica as empresas que
tiveram o maior número de reclamações fundamentadas (sem resolução na
fase inicial do atendimento), mas não considera a quantidade de clientes
de cada empresa.
Fonte: Info.
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