Uma enorme multidão se revoltou com a Apple, na loja oficial da empresa em Pequim, nessa sexta-feira (13), durante o lançamento do iPhone 4S na China. Boatos e confusões na hora da abertura das portas ameaçaram a segurança e organização do evento, o que fez com que a empresa decidisse adiar o início das vendas do novo aparelho no país.
Em pouco tempo, as filas deixaram de existir e as pessoas começaram a se amontoar no local, que gradualmente começaram a forçar a entrada na loja para ser um dos primeiros a comprar o aparelho.
De acordo com o Blooberg, o início das vendas estava previsto para as 7 da manhã. Entretanto, com o atraso da abertura das portas, às 7:15 da manhã algumas pessoas começaram a gritar "Abra a porta!" e "mentirosos!" depois que um homem não identificado fez o anúncio de que o telefone não iria mais ser vendido, sem dar explicações. Com o boato, começou a surgir uma irritação geral da multidão, fazendo com que as pessoas começassem a se empurrar.
Segundo o site BGR, a multidão tornou-se aparentemente incontrolável a ponto de colocar em risco a segurança dos funcionários da Apple Store. Diante dessa situação de descontrole e temendo pela segurança de seu pessoal de vendas, a Apple tomou a decisão de anunciar que não iria abrir as portas da loja e que suspender a venda dos aparelhos. A SWAT teve que ser chamada para restaurar a ordem, depois que várias pessoas da multidão começaram a jogar ovos na loja.
Para Shaun Rein, diretor-gerente do China Market Research Group, uma empresa de assessoria de varejo com sede em Xangai, o excesso de pessoas nas lojas é consequência da decisão da Apple em atrasar a abertura de lojas na China, pois a empresa anunciou em fevereiro de 2010 um plano para 25 lojas na China, e após dois anos, desacelerou a expansão.
Para os compradores, restou apenas a opção de comprar o aparelho nas operadoras ou na loja online da Apple.
Nenhum comentário:
Postar um comentário