O Skype, que celebra nesta quinta-feira (29) seu aniversário de dez
anos, já tem mais de 300 milhões de usuários ativos e conversas que
durariam 2,6 bilhões de anos, em uma década na qual se adaptou muito bem
às mudanças radicais na comunicação e na tecnologia.
Em abril de 2003, aconteceu a primeira chamada por Skype de um
computador na Estônia, mas só em 29 de agosto foi lançada a primeira
versão beta do serviço de voz por IP.
Em dez anos, a audiência do aplicativo multiplicou. Enquanto
programas e sites que eram líderes morreram, o Skype soube se adaptar às
novas necessidades dos usuários de comunicação.
O programa conseguiu sobreviver às mudanças bruscas da indústria que
impuseram novas formas de relação pessoal. Poucas são as companhias que
podem dizer o mesmo.
"Acho que há dez anos ninguém era capaz de imaginar como o mercado
evoluiria, nem nós", explicou em entrevista à Agência Efe o diretor de
desenvolvimento do Skype para a América Latina, Alejandro Arnaiz.
Para o diretor, o sucesso do Skype está no fato de ser pioneiro nas
videochamadas em grande escala, na evolução para a alta definição e
porque tenta estar sempre presente nos diferentes dispositivos e
plataformas, desde o computador, smartphones, tablets até na televisão.
Em dias de pico, cerca de 50 milhões de usuários chegam a usar o serviço simultaneamente.
A decisão de estar presente em dispositivos móveis foi uma das chaves
para sua sobrevivência. O Skype é um dos aplicativos mais baixados em
smatphones e tablets e a cada mês, 50% dos novos usuários do serviço são
móveis. O aplicativo tem um crescimento exponencial invejável, dobra de
número de usuários a cada ano.
A história do Skype, fundada por Niklas Zennström e Janus Friis na Estônia, está repleta de parceiros.
Em 2005, o Ebay comprou o Skype por US$ 2,6 bilhões. Quatro anos
depois, 70% da companhia passou para as mãos de investidores privados e,
em maio de 2011, a Microsoft anunciou que adquiria a empresa por US$
8,5 bilhões, a fim de se reposicionar nas comunicações on line, área que
estava perdendo a liderança com a decadência do MSN Messenger.
Sua integração, como uma divisão de negócio na Microsoft, integrou o
programa ao Windows 8, o Windows Phone 8, o Outlook e migrou o Messenger
para o Skype. E Arnaiz diz que ainda haverá mais processos de
integração.
Com o auge das comunicações móveis, como empresas como Google, Apple,
Viber e Whatsapp se posicionado como concorrentes reais, o Skype
precisa se reinventar.
Arnaiz afirmou que a companhia precisa continuar buscando "novas
maneiras de permitir que as pessoas estejam em contato". Existe uma
linha de pesquisa do Skype que testa videochamadas em 3D.
O vice-presidente corporativo da Microsoft para o Skype, Mark
Gillett, explicou em entrevista à "BBC" que, apesar dos testes, ainda
falta muito tempo para uma tecnologia com essa complexidade poder ser
implantada.
Embora nesta última década o Skype tenha conseguido se manter firme
em um ambiente de transformações constantes e cada vez mais aceleradas,
nem todo o caminho foi tranquilo.
Há pouco tempo, o programa viu seu nome envolvido no meio do
escândalo de espionagem ventilado pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden:
segundo dados vazados por ele, a Agência de Segurança Nacional dos
Estados Unidos tinha acesso à informações hospedadas em seus servidores.
Mesmo com esse escândalo, Arnaiz diz que o Skype não se arrepende de nada do que fez em seus dez anos de história.
Fonte: Info.
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