Um juiz norte-americano concedeu nesta segunda-feira aprovação final
para um acordo de 20 milhões de dólares a ser pago pelo Facebook em um
processo sobre publicidade, apesar de críticos afirmarem que o acordo
não protege a privacidade de crianças usuárias da rede social.
Cinco pessoas entraram com uma ação contra o Facebook em 2011,
afirmando que o programa da rede social "Histórias Patrocinadas"
informava os amigos dos usuários quando estes utilizavam a opção
"curtir" para determinadas marcas sem pagá-los ou permitir que eles
desabilitassem esse mecanismo.
As "Histórias Patrocinadas" são anúncios que aparecem na página de
notícias dos usuários do Facebook e normalmente estão ligados ao nome e à
foto do perfil de um dos amigos, que "curte" a marca.
O caso levantou preocupações sobre privacidade e a forma como o Facebook monetiza conteúdo dos usuários.
Sob os termos do acordo, o Facebook pagará 20 milhões de dólares para
compensar os demandantes, e prometeu dar aos usuários mais controle
sobre como seu conteúdo é compartilhado - mudanças que os advogados dos
demandantes avaliam em 145 milhões de dólares.
O Facebook cobrou dos anunciantes aproximadamente 234 milhões de
dólares pelas "Histórias Patrocinadas" entre janeiro de 2011 e agosto de
2012, afirmam dados do processo.
Advogados de defesa dos direitos das crianças argumentaram que nenhum menor pode ter seu conteúdo compartilhado com anunciantes.
Mas na decisão desta segunda-feira, o juiz do distrito de São
Francisco Richard Seeborg escreveu que o acordo, "apesar de não
incorporar todas as funções que alguns dos opositores prefeririam,
possui valor significativo".
Representantes do Facebook e dos demandantes não foram encontrados para comentar o caso.
Fonte: Dan Levine
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