No início da semana, o aplicativo gratuito para troca de mensagens
WeChat afirmou ter chegado à marca de 100 milhões de usuários. Rival de
plataformas como WhatsApp e Viber, o serviço já figura entre os mais
populares na AppStore e está disponível em todas as plataformas.
Segundo a empresa chinesa, a massiva campanha publicitária estrelada
por Lionel Messi e a versão 5.0 contribuíram para a popularização. Mas,
além disso, o que garante o sucesso do WeChat? Fizemos o teste e
destacamos alguns diferenciais interessantes:
Conversa de voz em tempo real.
O aplicativo tem função semelhante à de um Walkie Talkie para duas pessoas conversarem simultaneamente.
O aplicativo tem função semelhante à de um Walkie Talkie para duas pessoas conversarem simultaneamente.
Conversa pela web.
O recurso é muito bacana e útil. Você pode papear tanto pelo
aplicativo quanto pelo browser em seu computador, sem precisar de muita
gambiarra. No entanto, o esquema para ativar a conversa no PC é meio
complicado e exige leitura de QR Codes.
Conhecer novas pessoas.
Um grande diferencial é o pacote de recursos para conhecer gente
nova. Ao agitar o telefone, por exemplo, você é apresentado a uma pessoa
aleatória que esteja por perto. No entanto, ao testar a função, em
certo momento o aplicativo passou a sugerir somente contatos orientais
que, com certeza, não se encontravam nas imediações.
Além disso há o recurso “buscar pessoas”, que mostra uma lista de
usuários próximos com os quais você pode puxar papo. É possível, também,
filtrar a busca por homens ou mulheres. A funcionalidade pode ser
interessante para quem estiver a fim de uma paquera ou simplesmente
conversar com desconhecidos.
Chat por vídeo.
O WeChat tem chat por vídeo, tal como o Skype, para duas pessoas conversarem por videoconferência.
Stickers.
Conta com figurinhas semelhantes às do Facebook. A diferença é que a maioria dos pacotes é vendida por US$ 1.
Conta com figurinhas semelhantes às do Facebook. A diferença é que a maioria dos pacotes é vendida por US$ 1.
Perfil mais completo.
Função não tão importante, mas interessante, é a customização do
perfil. Nele, você escolhe a foto de capa e cria uma linha do tempo só
com imagens que marcaram determinados momentos de sua vida.
Os mesmos recursos do WhatsApp.
As funções listadas acima são exclusivas em relação ao WhatsApp,
sendo que praticamente todos os outros recursos do app rival – como
envio de mensagem de voz, lista de contatos, emoticons, etc... – estão
presentes também no WeChat.
Onde o WeChat perde?
No aspecto mais importante para qualquer nova rede social: a
quantidade de pessoas. Apesar de ter 100 milhões de usuários, no Brasil o
WeChat ainda é muito menos popular. A empresa não divulga números
regionais, mas não é difícil perceber a diferença. No meu caso, por
exemplo, encontrei apenas 11 amigos contra os mais de 150 que tenho no
WhatsApp.
Potencial, o WeChat tem. Considerando que o serviço contratou o
melhor jogador de futebol do mundo como garoto-propaganda, dinheiro
também não parece faltar. Resta esperar para ver se o app cairá no gosto
dos brasileiros.
Fonte: Olhar Digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário