24 de jun. de 2013

Venda de tablets crescerá 68% e de PCs cairá 10%.

As vendas globais de PCs, smartphones e tablets crescerão 5,9% este ano, atingindo o patamar de 2,35 bilhões de dispositivos vendidos, segundo dados da consultoria Gartner.
No entanto, apesar do crescimento do setor de informática de forma geral, o mercado de computadores tradicionais terá uma queda de 10,6% em comparação com o ano de 2012, enquanto o segmento de tablets terá um aumento de 67,9% nas vendas no ano de 2013.
As vendas somadas de computadores de mesa e notebooks devem alcançar 305 milhões de unidades em 2013. Já no mercado de tablets, esse número deve chegar a 202 milhões de dispositivos. De acordo com o Gartner, o mercado de smartphones deve crescer 4,3%, atingindo um volume superior a 1,8 bilhão de aparelhos vendidos. 
Ainda segundo o Gartner, o declínio nas vendas de PCs se deve às “mudanças na preferência do consumidor”, que deseja mais mobilidade, mas também ao fato de os fabricantes mudarem seu próprio foco. 
“Os consumidores querem produtos que funcionem a qualquer hora e em qualquer lugar, que permitam criar e consumir conteúdos facilmente, mas também querem compartilhar e acessar esse conteúdo a partir de uma vasta gama de aparelhos. Mobilidade é fundamental em ambos os mercados, maduros ou emergentes”, disse Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisas da Gartner. 
Muitos analistas ligam a queda da venda de PCs às vendas ruins do Windows 8, que ficaram abaixo do esperado pelos fabricantes. Com a chegada da atualização Windows 8.1 nesta semana, chamada de Windows Blue, que traz de volta o botão “Iniciar” no sistema operacional, há expectativas de que as vendas de PCs possam retomar uma curva positiva de crescimento.
Além do update, o Gartner aponta que os novos processadores Intel Haswell irão aumentar as vendas de computadores a partir do segundo semestre, especialmente na categoria de PCs “ultramóveis”, como vêm sendo chamados os dispositivos híbridos. Os novos processadores são a quarta geração da linha Core i, da Intel, e prometem melhor desempenho com menor consumo de energia.

 Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário