Durante o transporte de uma mercadoria pequenas avarias, como uma
caixa amassada ou riscos, podem impedir que o produto seja vendido ao
consumidor final.
As fabricantes e distribuidoras evitam levar essas mercadorias às
lojas e acabam recolhendo os materiais avariados, que têm um destino
incerto.
Uma opção para as empresas seria oferecer produtos reembalados ao
consumidor, conhecidos como mercadorias “refurbished”, algo bastante
popular nos Estados Unidos. No entanto poucas dispõem de um canal direto
para este tipo de venda aqui no Brasil.
Em atividade desde novembro de 2012, o site Liquidae
é o primeiro outlet brasileiro online especializado em vendas de
produtos reembalados, que podem chegar ao consumidor com até 50% de
desconto do preço original.
Para chegar a tal desconto, a Liquidae obtém produtos de empresas de
recondicionamento, diretamente dos fornecedores e até mesmo de grandes
varejistas interessadas em dispensar mercadorias com avarias.
As fabricantes classificam cada avaria com uma intensidade distinta.
Há problemas com caixas amassadas, avarias estéticas (como riscos) e
produtos quebrados ou rachados. No entanto, a Liquidae afirma que não
revende produtos com grandes avarias.
“Só vendemos os menores avariados para não expor o cliente. Nós
abrimos todos os produtos para verificar e testar a qualidade da
mercadoria antes de colocá-la à venda em nosso site”, disse Bruno
Loiola, sócio e presidente da Liquidae.
Segundo Loiola, atualmente o site dispõe de 150 tipos de produtos. Os
mais comuns são os eletroeletrônicos como TV, home theater, Blu-ray e
linha branca. E há algumas opções de notebooks também. “Devemos receber
um novo lote de celulares, mas esse tipo de produto é menos comum, pois
as operadoras costumam revender mesmo com menores avarias”, afirmou.
As mercadorias são enviadas para um dos dois galpões da empresa,
localizados na zona leste de São Paulo. Todos os produtos que chegam são
testados e classificados e podem ser distribuídos para qualquer região
do Brasil. “Normalmente seguimos um checklist. Uma TV, por exemplo, leva
um dia para ser testada. Conseguimos testar até 23 produtos de uma
vez”, disse Loiola.
De acordo com Loiola, apesar da Liquidae abrir todos os produtos, as
mercadorias continuam com a garantia de fábrica intacta. “Mas também
oferecemos uma garantia nossa geralmente de 6 meses”, afirmou.
Para expandir os negócios, Loiola afirma que pretende mudar a cultura
do brasileiro e a insegurança de comprar mercadorias reembaladas no
país, aumentando a variedade de produtos e oferecendo vendas por meio do
smartphone.
“Brasileiro gosta de oportunidades e preço. E nosso site é uma loja
de oportunidades”, afirmou Loiola. A empresa estima que vá faturar R$ 3
milhões no primeiro ano de funcionamento e cerca de R$ 50 milhões em até
três anos.
Fonte: Info
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