A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acusa a TIM de derrubar as ligações dos clientes do plano Infinity de propósito.
Segundo relatório preparado pela Anatel, os clientes do plano Infinity – que são cobrados por chamadas efetuadas– tiveram suas ligações interrompidas quatro vezes mais que os clientes que são tarifados por tempo de ligação. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.
Para chegar a essa conclusão, a Anatel monitorou a rede da TIM por um período de dois meses em todo o Brasil.
Sem lógica – A Anatel concluiu no relatório que não há motivo técnico nem operacional para a TIM ter mais quedas de ligações no plano Infinity – já que todos os celulares, independente do plano, usam a mesma rede.
A agência ainda calculou o quanto a operadora ganhou em um dia com as quedas das ligações. Em 8 de março deste ano, por exemplo, a TIM faturou cerca de 4,3 milhões de reais, quando 8 milhões de chamadas foram interrompidas propositalmente.
A Anatel também relatou que a TIM adulterou dados de qualidade para provar que as quedas de ligações estavam dentro do limite exigido pelo governo. Além disso, que a operadora considerava uma chamada completada as ligações que, efetivamente, não funcionavam.
Crise - O documento resultante da operação foi entregue ao Ministério Público do Paraná.
O órgão entrou com pedido na Justiça para nova suspensão das vendas da operadora de telecomunicações TIM no Estado, exigindo que a companhia cumpra metas de qualidade da Anatel.
O MP paranaense busca ainda a cobrança de multa de pelo menos 500 mil reais por dia em caso de continuidade de vendas enquanto as metas de qualidade não forem cumpridas.
O pedido, feito pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, inclui pagamento de indenização a todos os clientes que utilizam os pacotes "Infinity" da TIM, que teriam sido prejudicados por desligamentos de chamadas feitos por parte da operadora.
"A promotoria pede ainda que a TIM seja condenada a indenizar todos os consumidores de plano Infinity pelos prejuízos que sofreram desde seu lançamento, em março de 2009, com a devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente pela operadora. Por fim, houve pedido de dano moral coletivo, por todos os inconvenientes causados aos consumidores paranaenses", afirma o MP paranaense.
A TIM já havido sofrido bloqueio nas vendas por parte da Anatel entre o final de julho e início deste mês no Distrito Federal e em 18 Estados, inclusive no Paraná, por conta de acusações de má qualidade de serviços. A sanção foi suspensa na última semana, depois que a operadora apresentou um plano de ação à autarquia.
Outro lado - Em nota, a TIM afirmou "trabalhar constantemente" para melhorar a qualidade em todo o país, e que o Paraná está contemplado em seu plano de investimentos para melhorias de qualidade.
De acordo com a empresa do grupo Telecom Italia, já foram investidos 95 milhões de reais no Estado neste ano para ampliação e modernização de rede. "Até o momento, 100 por cento dos equipamentos 2G (voz) foram modernizados. Serão instalados ainda cerca de 150 novos sites 2G e 3G ainda este ano", disse a nota.
* Com informações da Reuters
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