Um estudo divulgado pelo Ibope revela que a maior parte dos brasileiros com acesso à internet em casa possui planos de dados com velocidades inferiores a 2 Mbps.
Segundo o Ibope, há no Brasil 64,9 milhões de pessoas com acesso à web em seus domicílios. Entram nessa conta desde os consumidores que possuem um cabo de fibra óptica até quem navega usando modem 3G ou conexão pela linha telefônica.
O volume total de brasileiros online é modesto, se levarmos em conta que a população total supera 190 milhões de pessoas. A análise do Ibope mostra, no entanto, que a cada ano cresce em 11% a base de brasileiros com acesso à internet.
No mês de julho, dos 64,9 milhões de pessoas com acesso à internet em casa, apenas 41,5 milhões usaram a web. Desse total, cerca de 60% usou conexões lentas. Um grupo de 6 milhões de internautas recorreu a conexões de, no máximo, 512 Kbps para navegar. Outro grupo, de 18 milhões de internautas, explorou a web com uma velocidade entre 512 Kbps e 2 Mbps.
Cerca de 28% do total dos usuários ativos em domicílios no Brasil usou conexões com entre 2 Mbps e 8 Mbps. Outros 12% navegam a altas velocidades, com links mais velozes que 8 Mbps.
Gráfico mostra ascensão da curva que representa links maiores que 2 Mbps
O estudo mostra ainda que, embora precária, a internet no Brasil vem ampliando sua velocidade e aumentando sua penetração, incluindo novos brasileiros na rede. A faixa que mais cresceu, por exemplo, foi a de usuários com acesso a mais de 2 MB. Este recorte cresceu 91% numa comparação com a mesma pesquisa, feita em 2011.
Os dados fazem parte do estudo “NetSpeed Online Report, IBOPE Nielsen Online".
* em milhares de usuários
Fonte: Info
Nenhum comentário:
Postar um comentário