12 de ago. de 2011

Segurança da Informação “Pessoal”?

Escrevi essa matéria no ano passado no site TOP TALENT e resolvi compartilhar por aqui. Assunto muito interessante.


Muitos de vocês já devem ter ouvido falar ou visto por ai o termo Política de Segurança da Informação. Que é o método adotado pelas companhias para administrar a segurança no que diz respeito aos ativos de TI e utilização destes ativos por seus colaboradores.
Está política de segurança nada mais é, do que uma “cartilha” com os direitos e deveres dos usuários.
Onde explica, por exemplo, que os emails que ele receber ou enviar devem ter apenas conteúdo laboral (dizer respeito ao seu trabalho na empresa), o uso de recursos de voz (telefone) para uso especifico do trabalho, imprimir apenas documentos necessários e condizentes com seu trabalho.
Isso eu acho que todos vocês já tem conhecimento, e também não é o tema deste Post. Onde o titulo é Política de Segurança da Informação PESSOAL.
Isso mesmo, vamos falar a respeito da segurança das informação dos usuários domésticos ou casuais, aqueles que, vez ou outra, freqüentam uma Lan House
Nos dias de hoje, e principalmente com o estrondoso crescimento das redes sociais (Orkut, twitter, facebook e outros), os usuários domésticos devem ter uma maior preocupação no que diz respeito a utilização de um computador conectado a Internet ou não.
Primeiro vamos falar da segurança das informação na Internet. Vocês com certeza já viram na Tv ou conhecem alguém que sofreu Bulling na Internet. Seja por meio de uma comunidade no Orkut criada para difamar e degradar a imagem de alguém seja por meio de comentários ofensivos e muitas vezes preconceituosos.
O fato é que absolutamente TODOS os usuários da Internet estão propensos a passar por isso sem exceção. E alguma das maneiras de se evitar isso, principalmente nas redes sociais, é tomar algumas medidas muito simples.


• Adicionar apenas pessoas conhecidas e que você tem um contato amigável;

• Nunca postar informações como seu número de telefone, endereço e outras informações pessoais;

• Configurar seu Orkut para apenas seus amigos poderem lhe enviar comentários, ver fotos, etc;

• Não postar fotos em roupas intimas ou trajes de banho, que poderão ser usadas contra vocês no futuro.

Pode parecer algo simples, mas se vocês pegarem 5 minutos e navegar em algum perfil do Orkut que não seja de amigos seus, irão encontrar vários perfis com tudo isso citado acima disponível.
Um exemplo que posso citar: Um dia destes estava vendo o Altas Horas na Rede Globo e estava a presença da cantora Sandy, divulgando seu novo trabalho. Curiosamente, procurei o perfil dela no Orkut e encontrei o pessoal. Por incrível que pareça o email do MSN dela estava a mostra para todos os amigos (eu adicionei ela e ela me aceitou como amigo :D ), eu copiei este email, adicionei como contato e alguns dias depois quem entra no MSN, a própria.
Confesso que não acreditei que era ela, até que ela me respondeu perguntas e mostrou fotos que não teriam como não ser, ainda sem acreditar ela, mesmo que por 1 minuto, ligou sua webcam e me fez calar a boca. Nisso ela me pergunta de onde eu tinha conseguido o email dela. Expliquei o ocorrido e a auxiliei a retirar a visualização do email no Orkut.
A outra forma de segurança de informação pessoal que eu falarei a respeito é a de usuários que utilizam computadores em suas residências, escolas, faculdades, etc.
Muitos usuários, e por incrível que pareça a grande maioria garotas, ao comprar uma câmera digital nova, tem a brilhante mania de se fotografar no espelho, nua, de lingerie. Ai a bonitona coloca a foto no Pen Drive, na memória do celular, no disco rígido do computador e acabam até esquecendo com o passar do tempo.
Ai vocês já vêem a cena não é mesmo. Perde o celular, esquece o Pen Drive espetado no computador da Lan House, da escola, da casa da amiga que tem um irmão que te paquera. Pronto, o desastre esta feito!!
É assustador o número de garotas que fazem isso pessoal. E tem também aquelas “ingênuas” que deixam no namorado filmar e fotografar enquanto estão juntinhos, rola o papinho do te amo pra sempre, depois eu apago, juro que não vou mostrar para ninguém. E sabem o resultado quando estas fotos caem na rede? A pessoa terá a sombra disso atrás dela PARA SEMPRE.
Uma garota de 15 anos que o namorado postou uma foto dela nua na Internet, quando ela tiver 30 essa foto ainda vai estar correndo o MUNDO. Depois que qualquer coisa é compartilhada na Internet, ninguém jamais terá o controle sobre isso. Este será o preço a se pagar.
Agora tem o caso clássico, vocês vão dizer: “A Odirlei eu tenho fotos intimas minhas mais não coloco em Pen Drive, Celular, Cd. Ficam guardadinhas no meu computador em casa!”
Eis que um belo dia, você liga seu computador e o mesmo esta com o Windows corrompido. Como você não tem conhecimento para fazer a manutenção do mesmo, vai enviá-lo a uma assistência autorizada ou a lojinha do garoto da esquina, aquele que fez um cursinho de hardware e agora “arruma computadores”. Um estudo que fiz em minha cidade, comprovou que 90% das pessoas que dão assistência a computadores fazem uma pesquisa para verificar se encontram algo “interessante” no computador do cliente.
É algo muito básico, façam o teste: Iniciar / Pesquisar / Todos os arquivos e pastas / e digitem .jpeg ou .bmp e vejam o resultado que vocês terão. Lembrando que existem muitos programas gratuitos que fazer a recuperação de arquivos do Office e imagens perdidas após formatação.
Portanto é preciso muita cautela atualmente com tudo que pode vir a denegrir sua imagem na sociedade, tanto na Internet como fora dela. E seguindo essas dicas extremamente básicas, vocês poderão se livrar de muita dor de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário